Pages

sábado, 2 de julho de 2011

Apple e Microsoft juntas?


Quando há interesses em jogo, até as piores inimigas se tornam aliadas. Em se tratando de grande leilão de patentes da Nortel, ninguém menos que Apple e Microsoft se associaram para dar um lance que garantisse a aquisição da propriedade intelectual da extinta companhia de tecnologia canadense.


Deixando de lado toda a literatura que o jornalismo de tecnologia (!) prega sobre a relação entre Apple e Microsoft, é interessante ver que as companhias se associaram com tanta facilidade em prol de um objetivo comum. O consórcio, formado pelas duas empresas mais a RIM, a Ericsson, a Sony e a EMC, vai desembolsar US$ 4,5 bilhões (cerca de R$ 7 bilhões), informa o Deal Book.

O leilão de propriedade intelectual da Nortel chama a atenção pelo volume de itens licenciados. No total, o consórcio ganhador vai abocanhar mais de 6 mil registros de patentes feitos ao longo de anos pela Nortel, uma das maiores fabricantes de equipamentos de telecomunicações da América do Norte.

Quem perde com o negócio? O Google e a Intel, que formaram outro consórcio para concorrer com a dupla dinâmica da maçã e das janelas. O Google tinha particular interesse no pacote de patentes (que incluía registros relacionados à tecnologia 4G) porque vem sendo sistematicamente processado, tendo em vista a plataforma móvel Android. Comprando as patentes, ele se livraria de parte do problema.

O negócio ainda precisa ser aprovado por órgãos reguladores dos Estados Unidos e do Canadá, onde os registros foram feitos. No entanto, não periga de ser proibido