Pages

domingo, 3 de abril de 2011

Quais as diferenças de anti virus pagos e gratuitos

Os antivírus “gratuitos” na verdade são pagos. Eles são apenas oferecidos gratuitamente para usuários domésticos, com severas restrições. Em algumas licenças AVG, por exemplo, você tem de adquirir licenças para outros computadores, caso tenha mais de uma máquina. Isso varia de software para software, mas existem muitas redes de empresas usando antivírus “gratuitos” pensando que estão dentro da lei, quando na verdade o uso corporativo do antivírus “gratuito” não é autorizado.

As empresas de segurança distribuem os programas gratuitamente porque o mercado empresarial é muito mais lucrativo do que o doméstico. A oferta de uma versão gratuita doméstica é uma tática de marketing para espalhar a marca e tornar o programa mais reconhecido para o mercado empresarial.

Além das eventuais limitações do programa gratuito, a principal característica das versões não pagas é a inexistência de suporte. Ou seja, se você tiver um problema ou dúvida, terá que contar com fóruns na internet e com a comunidade do programa. No máximo, terá uma base de conhecimento e um documento de perguntas freqüentes.

O único antivírus realmente gratuito, independente da situação de uso, é o ClamAV. Mas ele é mais utilizado em servidores, não em computadores domésticos. A versão para Windows, o ClamWin, é instável, visual é limitado, assim como os recursos.

Apesar de algumas características que o tornam um tanto prático, ainda falta muito para ele atingir o nível de um bom antivírus, tanto que ainda está na versão 0.97, ou seja, não chegou à 1.0. . Navegar pela Internet contando somente com esta proteção do ClamWin não é recomendado.